top of page

A introdução do ensino online com revezamento escolar e a correção do termo "Ensino Híbrido".

Atualizado: 17 de fev. de 2022

Matéria feita pela TV MAR ( Emissora de Maceió Alagoas), que fala sobre a eficiência do ensino online em meio a pandemia e o verdadeiro significado sobre o termo "Ensino Híbrido"


Durante a crise sanitária do Corona Vírus, muitas escolas precisaram inovar seus métodos de ensino para que seus funcionários e alunos não corressem risco de saúde, contribuindo para que o vírus da Covid-19 tivesse sua disseminação reduzida. Com isso foi necessário encontrar maneiras de não prejudicar o aprendizado dos alunos durante o tempo de isolamento social e, a partir daí, surgiu a ideia de tornar remoto o seu método de aprendizagem, fazendo com que as escolas e as famílias se adaptassem no modo EAD "ensino à distância", com revezamento presencial/online. Essa solução gerou bastante discursão entre pais e alunos, principalmente sobre sua eficácia pois, durante esse processo, muitos sentiram uma baixa do rendimento escolar.


Uma outra curiosidade é que, depois do revezamento escolar ser adotado no Brasil, o mesmo começou popularmente a ser chamado do famoso “Ensino Híbrido”, metodologia educacional bastante utilizada em países desenvolvidos.


ree

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO ENSINO HÍBRIDO

Diferente do que muitos pensam o "Ensino Híbrido" vai muito além de um revezamento de aulas presencial/online, na realidade, sua prática é baseada em vários conceitos da pedagogia, onde juntando toda uma estrutura e métodos conseguimos garantir um alto rendimento escolar perante os alunos.


SALA DE AULA INVERTIDA

Com a proposta do aluno ser protagonista do seu conhecimento, o método "sala de aula invertida" faz com que o aluno possa iniciar o aprendizado de uma dada matéria antes mesmo do professor trabalhá-la em sala. Baseado em resumos e trabalhos passados pelo professor, o aluno pesquisa e interage com seus colegas tornando, assim, o aprendizado mais dinâmico e prazeroso.


METODOLOGIAS ATIVAS

Baseado no conceito de sala de aula invertida, as metodologias ativas trazem como foco incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa a partir de problemas baseados em situações reais. Nela o professor é um grande motivador, onde as soluções desses problemas práticos faça o aluno entender as aplicações do conhecimento adquirido.


EDUCAÇÃO 4.0

Baseada no mercado de trabalho atual a educação 4.0 define quais as tecnologias são prioridade para serem trabalhadas em sala de aula, garantindo assim o desenvolvimento de habilidades que forme um cidadão mais atualizado e vocacionado para seu futuro. Se antes, dentro de uma sala de aula, encontrávamos trabalhos de marcenaria e artesanato feito com os alunos, hoje a educação 4.0 faz com que os assuntos sejam assimilados com desenvolvimento de aplicativos, robótica educacional, trabalhos Makers e outras ferramentas laboratoriais.


ree

"Júnior França - Fundador da REB, reforça a necessidade da capacitação dos professores para uma evolução educacional."


É devido isso que o Ensino Hibrido ganha força em países que já trabalham esses conceitos, pois, diferente do revezamento presencial/online feito no Brasil devido a pandemia, nos países desenvolvidos o Blended Learning, também conhecido como "Ensino Hibrido", é uma ferramenta indispensável para ser usada em sala, levando em conta toda um estrutura pedagógica e tecnológica.



Assista a matéria completa abaixo



 
 
 

Comentários


linha-11.png
Degradê-05_edited.jpg
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram

© Todos os direitos reservados a REB

Robótica Educacional Brasileira

CNPJ : 34.779.408/0001-25

E-mail: roboticareb@gmail.com
Contato:
(82) 99913 - 0083

bottom of page